sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pneus: não esqueça deles

Apesar das novidades, esses novos pneus também perdem os sulcos à medida em que são usados.

Enquanto a nova tecnologia não chega, o que você pode fazer pelos seus pneus é ficar de olho na banda de rodagem e checar a pressão com freqüência. Confira se a profundidade dos sulcos está dentro dos limites de segurança. Dentro dos sulcos, há pequenas barras de borracha para indicar o limite de desgaste sem riscos para a segurança. Quando essas barras ficam na altura da banda de rodagem, é hora de trocar os pneus.
Se você mora numa região onde chove muito, pode ser interessante trocar os pneus até antes deles atingirem o limite de desgaste. Sua sensibilidade também é importante: se você sentir que eles não transmitem confiança, troque-os o quanto antes.
É bom ver se não há outros problemas. Nunca ande com pneus que tenham rachaduras, cortes ou bolhas nas laterais. Se o desgaste da banda de rodagem for irregular, provavelmente as rodas estão desalinhadas ou há algum problema na suspensão. É preciso corrigir os problemas para evitar o desgaste prematuro pneus, que pode ser muito rápido.
Lembre-se, sempre, de que mesmo pneus novos perdem a aderência no piso molhado. Para guiar com segurança na chuva, ande mais devagar e aumente a distância em relação aos outros carros. Evite frear de repente e, se sentir que está perdendo o controle sobre a direção, alivie o acelerador. 

Fonte: http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?file=ajuda&id=10

0 comentários:

Postar um comentário