sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Palhetas: visibilidade é segurança


Segundo a Associação dos Seguradores de Automóveis Européia, cerca de 20% dos acidentes automobilísticos se devem à má visibilidade. O fator mais importante é a falta de transparência do pára-brisas, invariavelmente causada por palhetas de limpadores envelhecidas.
A vida média de uma palheta depende de vários fatores, como a freqüência de uso, umidade e temperatura ambientes e presença de poeira no ar. Em média, uma palheta de limpador varre o pára-brisas um milhão de vezes por ano, percorrendo cerca de 1.300 km.
Segundo estudos de mercado, os motoristas japoneses são os que mais se preocupam com o estado do limpador de pára-brisa, trocando as palhetas, em média, uma vez por ano. Os europeus demoram, em média, 2,6 anos e os americanos, 3,8. Já os canadenses, apesar de enfrentarem um clima muito mais rigoroso, só se preocupam com as palhetas a cada quatro ou cinco anos. Não há números seguros sobre os motoristas brasileiros.
O custo de um par de palhetas varia, dependendo do carro, entre 20 e 40 reais, para veículos nacionais. Um valor que pode ser baixo, diante do que representa em termos de segurança. Há quanto tempo você não substitui as suas? 

Fonte: http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?file=ajuda&id=9

0 comentários:

Postar um comentário