segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Atenção redobrada no período das férias


Excesso de veículos e falta de experiência são algumas das dificuldades
Enquanto algumas pessoas se programam para viajar, descansar e viver momentos agradáveis ao lado da família durante as férias de final e início de ano, os motoristas de caminhão se preparam para encarar um período de estresse e atraso na entrega das cargas. O motivo é simples, as estradas ficam com maior volume de veículos de passeio e o carreteiro passa a dividir o seu "local de trabalho" com motoristas menos experientes e sem conhecimento suficiente para entender as limitações e comportamento de um veículo pesado.
O Código de Trânsito Brasileiro diz em seu artigo 29, inciso XII, parágrafo 2 do Código de Trânsito Brasileiro, que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores. Portanto, a assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária Federal, destaca que como motorista profissional, cabe ao carreteiro o uso da direção defensiva e a paciência com os condutores que estão em viagem, embora estes também tenham o dever de dirigir corretamente e de forma segura.
Os carreteiros afirmam que justamente por conta de toda essa responsabilidade que eles têm, o desgaste físico é maior neste período, pois é preciso redobrar a atenção. Isso significa dirigir com mais cautela e principalmente se preocupando com os outros condutores, que muitas vezes parecem estar descompromissados com a segurança, desrespeitam a sinalização e o código de trânsito.
De acordo com a assessoria de imprensa da PRF o número de acidentes aumenta consideravelmente nesta época do ano, especialmente nas estradas de acesso ao Litoral e balneários. A imprudência dos motoristas, de acordo com as ocorrências registradas, é apontada como a principal causa dos acidentes de trânsito. O maior índice de fatores que incidem na ocorrência de acidentes de trânsito continua sendo a falta de atenção e o mal comportamento do motorista, agregado ao excesso de velocidade.
Os motoristas que se dispuserem a cooperar com o trânsito, para reduzir a violência nas estradas, devem permanecer atentos durante todo o tempo em que estiverem dirigindo e respeitar sempre as leis de trânsito, obedecendo e cumprindo as seguintes orientações (DG)
Dicas de segurança:
•Respeito aos limites de velocidade
• Não dirigir sob efeito de álcool ou substância de efeito análogo
• Não ultrapassar em local proibido
• Utilizar o cinto de segurança (todos os ocupantes, inclusive no banco traseiro), bem como assento adequado para crianças
• Conduzir motocicleta com segurança e utilizar os equipamentos de proteção adequados
• Maior atenção ao trânsito de pedestre, especialmente nos aglomerados urbanos
• Manter distância segura do veículo da frente
• Planejar a viagem, saber onde serão feitas as paradas de descanso alimentação e abastecimento do veículo
• Cumprir a legislação de trânsito
• Descansar no mínimo 30 minutos para cada 4 horas de viagem ininterrupta.


Fonte:www.ocarreteiro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário