quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Atenção: Neblina nas estradas


Um dos grandes inimigos dos caminhoneiros é dirigir com neblina nas estradas. Esse fenômeno da natureza acontece com mais frequência no outono e inverno. A neblina provoca falta de visibilidade e os motoristas devem dobrar a atenção para que não provoquem acidentes, que em muitas vezes são graves.
As colisões traseiras são causadoras de acidentes graves e são principais ocorrências, junto com colisão frontal em pista simples, nesta época do ano, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal de São Paulo.
Outra situação típica são registros de saídas de pista e colisões contra objetos fixos.
neblina nas estradas

Prevenção de acidentes em dias de neblina

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, umas das maneiras de evitar acidentes em época de neblina são:
  • Faróis baixos e de neblina acesos;
  • Manter distância dos veículos que trafegam à frente e ficar atento aos que vem atrás;
  • Velocidade reduzida e lenta progressivamente antes de aproximar da área com visibilidade reduzida;
  • O espaço frontal livre tem que ser mantido na pista igual à metade do valor da sua velocidade de circulação, como por exemplo, 30 km/h e a distância frontal deve ser no mínimo 15 metros.

Outros cuidados na estrada

Os motoristas devem manter atenção em alguns componentes do caminhão:
Certificar que o sistema de iluminação está funcionando e nunca usar o facho alto durante o nevoeiro, porque ele reflete na neblina e a visibilidade fica mais prejudicada. Se não estiver boa a condição, é recomendável que os motoristas busquem um local seguro para estacionar e aguardar até que melhore. Portanto, é bom lembrar que nessas condições, o acostamento não é um local seguro para estacionar o veículo.
Fonte: O Carreteiro

0 comentários:

Postar um comentário