segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Qualificação da mão-de-obra


A área de manutenção ainda recebe pouca atenção por parte dos empresários do setor de transportes. Nos últimos anos,  com a descapitalização do setor, o arrocho tarifário, o gerenciamento mais rigoroso do sistema e o conseqüente envelhecimento da frota, os controles preventivos e corretivos assumiram uma posição de maior destaque. Esses fatores passaram a imprimir sérias dificuldades ao processo de tomada 
de decisões. 
  Segundo CATALAN (1993), a heterogeneidade dos parques industriais 
brasileiros e a crise econômica que o país atravessa, responsável por políticas de contenção de recursos e a falta de reposição de mão-de-obra qualificada, tornam ainda mais árdua a tarefa de gerenciar a atividade de manutenção no Brasil. 
  Um veículo convencional, no valor de aproximadamente US$ 100 mil (cem mil dólares), é, muitas vezes, mantido por pessoas semi ou completamente analfabetas e despreparadas tecnicamente em termos de manutenção, sem falar na mão-de-obra de 
condução (motoristas). 
  O grau de instrução dos integrantes  das equipes de manutenção, em várias regiões do Brasil, impede que esses  profissionais obtenham aproveitamento satisfatório nos cursos de  treinamento a que são submetidos. Não é raro que os mecânicos acabem sendo meros trocadores de peças, que nem sequer, questionam as causas das falhas ocorridas nos componentes. 
  Dentre outros fatores que concorrem negativamente para instaurar essa situação podem ser citados: a discriminação, a  desvalorização profissional e a baixa remuneração. Os salários pagos aos mecânicos são, muitas vezes, inferiores aos dos motoristas, contribuindo para acentuar ainda mais o quadro de desqualificação na área de manutenção. 
  Os investimentos realizados na qualificação do pessoal, se autofinanciam, a médio prazo, pela melhoria da eficiência dos serviços e pelo incremento dos lucros reais. A qualificação deve alcançar todos os recursos humanos envolvidos na manutenção. 

Fonte - http://www.scielo.br/pdf/gp/v1n2/a04v1n2.pdf

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