A partir do momento em que uma empresa tenha um veículo, passa a fazer sentido uma preocupação com a administração racional desse bem. Isso se justifica por várias razões:
a) veículos são bens de produção, de custo elevado;
b) veículos são bens "que se movem", criando oportunidade para atritos, desgaste decorrente das condições ambientais, danos ao próprio veículo, a outros veículos, a pessoas, como o motorista, o ajudante ou terceiros;
c) veículos transportam pessoas e também bens materiais, de valor às vezes muito elevado, desempenhando um papel de extrema importância em diferentes sistemas produtivos;
d) a empresa precisa ter um adequado retorno sobre o investimento com seus veículos, para preservar seu poder de reposição e garantir sua competitividade.
Ressalte-se ainda que a manutenção de frotas de veículos está sujeita a certas condições e fatores ambientais que a tornam particularmente complexa.
Entre esses fatores podem ser citados: o estado da malha viária, a taxa de ocupação a que estão sujeitos os veículos, em relação à sua capacidade nominal, a atuação de mercado dos fabricantes e encarroçadores, além da capacitação da mão de obra envolvida na operação e manutenção dos veículos.
Fonte - http://www.scielo.br/pdf/gp/v1n2/a04v1n2.pdf
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Diagnóstico da Manutenção de Frotas de Veículos
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Sem comentários
0 comentários:
Postar um comentário