quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como escolher um pneu?



Acertar no pneu significa desempenho mais satisfatório, segurança e economia. Uma escolha inadequada pode resultar em redução de até 40% do rendimento quilométrico da banda de rodagem, entre outros problemas. Mas você sabe o que deve ser levado em conta nessa hora?

O mais importante é analisar o serviço que o veículo realizará na maior parte do tempo. Isso é determinado por fatores como percurso, velocidade e carga transportada. Considere se as estradas são pavimentadas ou não, se os trechos costumam ser curtos ou longos, se há necessidade de muitas paradas…

Por exemplo: alta velocidade e longas distâncias geram mais calor, o que exige um pneu adequado a essas condições. Este certamente não será o mesmo pneu a ser utilizado no transporte urbano de passageiros, em que o veículo freia e arranca o tempo todo e que, por isso, pede outro tipo de produto.

Para complicar um pouco mais, no Brasil há muitos tipos diferentes de estradas e de solos. As possibilidades de aplicação dos pneus também são variadas. Para atender a toda essa diversidade, a Borrachas Vipal possui mais de 100 bandas de rodagem em seu catálogo, cada uma com indicações específicas de uso.

Pavimentado/rodoviário longa distância: predominância de uso em estradas asfaltadas, percursos longos, velocidade alta e constante por períodos longos (poucas paradas).
o    Modalidades de transporte: transporte de carga ou de passageiros; internacional, interestadual, turismo e outros.

Pavimentado/rodoviário curta distância: predominância de uso em estradas asfaltadas, percursos curtos, velocidade variável.
o    Modalidades: vicinal, transporte regional de cargas e passageiros.

Fora de estrada (off-road): uso exclusivo em estradas não asfaltadas com condições severas de tráfego. Velocidade geralmente baixa.
o    Modalidades: pedra, mineração, construção civil, zonas totalmente sem pavimento, exploração agrícola.

Misto: mescla o uso em asfalto (pavimentado) e fora de estrada, velocidade variável (em geral moderada/baixa).
o    Modalidades: transporte de carga agrícola, construção, turismo, estradas vicinais e de montanha.

Urbano: predominância de uso dentro de cidades em ruas pavimentadas, normalmente em velocidades baixas a médias, com paradas e arrancadas frequentes.
o    Modalidade: transporte urbano e interurbano de passageiros e entrega de cargas.

Industrial: uso exclusivo em veículos industriais a baixas velocidades.
o    Modalidades: empilhadeiras, guindastes móveis, compactadores e outros veículos industriais.


Neve: predominância de uso sobre neve e lama, normalmente em condições severas de tráfego.
o    Modalidades: zonas sem pavimentação ou com ocorrência de neve.




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