No dicionário a palavra frota é
definida como conjunto de veículos pertencentes a uma mesma empresa. Seja qual
for o tipo de frota, o mais importante é realizar a manutenção preventiva para
que os veículos operem com segurança e respeito ao meio ambiente. O motivo é
simples: evitar problemas, pois o risco de se utilizar uma frota sem manutenção
é muito grande.
A manutenção preventiva é a opção mais
inteligente de gestão da frota. Evita acidentes, multas, gastos desnecessários
com reparos emergenciais e ainda possibilita a programação das paradas.
Deve ser realizada, periodicamente, nos
sistemas de segurança (direção, freios, iluminação, suspensão, pneus etc,
inclusive espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa e extintor de
incêndio), de emissões (regulagem do motor e sistemas de admissão e escape) e
também nos itens de estética (funilaria, pintura, carroceria, implementos etc).
É importante lembrar que a escolha de
um local confiável para a realização desse tipo de serviço é fundamental. As
oficinas certificadas pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo
acreditado pelo Inmetro, passam por diversas auditorias e avaliações de
processos para que os serviços sejam padronizados e tenham com o mesmo nível
elevado de qualidade.
Todas elas exibem o selo IQA de
qualidade. Vale à pena consultar no www.iqa.org.br a lista atualizada das
oficinas mecânicas, retíficas e concessionárias que investem em qualidade.A
condução de veículo em mau estado de conservação ou reprovado na avaliação de
inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído é qualificada no Código
Brasileiro de Trânsito (CBT) como infração grave, com pena de multa e retenção
do veículo para regularização. Saiba que sempre é muito mais econômico prevenir
do que corrigir.
Na manutenção corretiva, além do risco
de comprometimento de outros componentes, o veículo fica parado por um período
maior, o que para uma empresa significa prejuízo.Outro ponto importante a
destacar é a manutenção do investimento. Conservar os veículos em dia e em boas
condições, inclusive em relação às partes não mecânicas, como carroceria,
funilaria etc., deprecia menos o valor do bem.
Alguns acreditam ganhar mais ao
carregar o veículo com peso acima do especificado pelo fabricante. Além de ser
esta uma infração média segundo o CBT, é também um erro que só traz mais
desgaste em sistemas como suspensão, freios e pneus, danifica o asfalto e pode
ocasionar multas.Fazer a gestão da frota com uma planilha para acompanhar
diariamente o uso e desgaste do veículo pode ser muito útil.
Com uma tabela simples que registre
todas as manutenções realizadas e guarde as notas fiscais, é possível até
monitorar e obter indicadores bem mais confiáveis. Para quem já tem um processo
implantado, a dica é manter a frota o mais jovem possível, por que veículos com
muito tempo de uso precisam manutenção com maior frequência e têm menor valor
de revenda.
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