segunda-feira, 9 de abril de 2012

Manutenção e Retífica de Motores

A frota de ônibus e vans das empresas de transportes necessita de constante manutenção e atenção especial em pequenos detalhes que são importantes para prolongar a durabilidade dos motores movidos a óleo diesel.  Aos primeiros sinais de desgaste do motor, é hora de fazer a retífica. 
A retífica deve ser feita quando o veículo já estiver com alta quilometragem para motores diesel e apresentar certos sinais, como o aumento de fumaça, vazamento de óleo e ruídos anormais durante a rotação do motor. A quilometragem varia conforme o tipo do motor e a forma de utilização do veículo. O trabalho nas oficinas de retífica consiste basicamente na desmontagem do motor, limpeza, usinagem, remontagem e regulagem. Na desmontagem, são separadas as partes do motor e as peças: o bloco principal, o virabrequim, cabeças dos cilindros e o cabeçote, com as válvulas e as bielas.
As partes são limpas cuidadosamente, com banhos químicos para eliminar resíduos de cola, tinta, óleo e juntas antigas. Depois as peças vão para a usinagem, separadamente, em diferentes máquinas, uma para o bloco do motor, outra para o virabrequim e outra para a biela. Em casos de trincas, as peças são soldadas. As válvulas, que são peças menores, são usinadas no esmeril, uma máquina com discos de lixas rotativas.
Depois da etapa retificadora é feito o brunimento, ou polimento das peças. Para o brunimento do bloco do motor é utilizada uma máquina especial. Já as bielas devem ficar com o mesmo peso, para o motor ficar balanceado. Depois de todas as peças estarem prontas, é feita a montagem do motor, com o encaixe para girar as peças no bloco do motor. Em seguida é colocado o cabeçote na parte de cima do motor. A última etapa é a regulagem do motor, com os ajustes para o melhor desempenho. Essa fase é muito importante, porque um motor mal regulado pode comprometer todo o trabalho e fazer o motor voltar para a oficina rapidamente para uma nova retífica.




 Fonte: http://www.sinfrecar.org.br

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